O brilho e a força cosmopolita de Bruxelas

 

Com um rico patrimônio, histórico, arquitetônico e artístico, e uma gastronomia diferenciada Bruxelas desempenha papel fundamental no cenário político, econômico e diplomático do mundo: é a capital da União Européia, a sede da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e abriga mais de 1,700 escritórios ou sedes européias de empresas multinacionais.

 

                                            

** A maior concentração de associações internacionais no mundo

** Sede da União Européia e da OTAN

** 2ª cidade a receber missões diplomáticas

** 2ª cidade a sediar entidades de representação da imprensa

** 3ª cidade que mais hospeda congressos internacionais

 

 

 

            Uma das capitais mais influentes do mundo, sede da União Européia e da OTAN, Bruxelas é uma cidade com um milhão de habitantes poliglotas (fala-se, pelo menos, neerlandês, francês e inglês), de elevado padrão de educação, de capacitação tecnológica, de renda e de consumo. A capital da Bélgica é uma das cidades de melhor qualidade de vida no mundo. Através de seu raro conjunto de monumentos históricos e arquitetônicos, sua efervescência cultural e de sua rica gastronomia Bruxelas revela toda a força e brilho do povo belga.

 

            Essa riqueza certamente contribuiu para que Bruxelas se tornasse a Capital da União Européia (UE), o maior parceiro do Brasil em investimentos e exportações. A cidade abriga as sedes da Comissão Européia, do Conselho de Ministros, do Comitê Econômico e Social, dos Comitês do Parlamento Europeu e dos gabinetes de representação de 100 regiões européias. Bruxelas é também um dos mais importantes centros financeiros internacionais e de referência em transferências bancárias, graças às sedes da EASDAC - bolsa de empresas de tecnologia da Europa - e da Euroclear, a maior câmara de compensação de títulos internacionais do mundo. Bruxelas faz parte também da Euronext, instituição resultante da fusão das bolsas de valores de Amsterdã, Paris, Lisboa e Bruxelas.

 

Além dessas entidades de peso, cerca de 2 mil empresas multinacionais têm na cidade seus escritórios regionais ou sedes européias, assim como as representações de mil Organizações Não-Governamentais (ONGs). Tudo isto faz de Bruxelas a cidade que mais realiza eventos organizados por instituições científicas, culturais, humanitárias e sociais.    

 

Cultura e Lazer

            A menos de 300 km de Paris, Londres, Amsterdã e Colônia, Bruxelas dispõe de rico patrimônio histórico e arquitetônico, com esplêndidos monumentos góticos, barrocos, art déco e art nouveau.  O visitante pode escolher um dos setenta museus da cidade, com obras de artistas mundialmente reconhecidos. A música, também, representa uma vertente essencial da vida cultural de Bruxelas, que apresenta de óperas a jazz e festivais em palácios e cafés. Sua Ópera Nacional é uma das mais prestigiadas da Europa.

            A cidade é também considerada um paraíso gastronômico, oferecendo não só as suas especialidades, como iguarias do mundo todo. O visitante poderá encontrar num despretensioso café ou num refinado restaurante, por exemplo, a “Kriek”, cerveja típica de Bruxelas, avermelhada em razão de seu principal ingrediente – o suco de cerejas. E ainda, nos arredores da cidade, a menos de meia hora de automóvel, o visitante poderá contemplar belíssimas paisagens e florestas.